KORUBO

Nós, Korubo, somos mais de 150 pessoas atualmente, vivendo em nosso território no Vale do Javari.

Temos quatro aldeias ao longo do rio Ituí e uma aldeia no rio Coari. Os não-indígenas nos chamam de “povo de recente contato” porque o contato com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI)  foi estabelecido em momentos distintos: em 1996, 2014, 2015 e 2019.

Ainda há parte do nosso povo que vive de forma isolada dentro do Vale do Javari, preservando sua autonomia e modo de vida.

Localização:

Rios Ituí e Coari.

Idioma: Korubo, ramo setentrional da família linguística Pano.

Lideranças

Maya Korubo e Makwëx Korubo.

População: 150 pessoas (SIASI/SESAI, 2022).

5 aldeias

Acampamento no Coari, Sentele Maë, Tankala Maë, Tapalaya e Vuku Maë.

Falamos a língua korubo, que pertence à família linguística Pano. Nossa relação com a floresta é profunda e ancestral. Somos excelentes caçadores, uma habilidade fortalecida pelo uso do cipó tatxik.

Caçamos com zarabatana e borduna, e pescamos tradicionalmente com timbó. Em nossas roças, abrimos grandes espaços para cultivar nossos alimentos, e construímos nossas malocas, que são nossas moradias comunitárias.

Nos últimos anos, também passamos a construir casas individuais, por famílias, ao redor das malocas, adaptando-nos a novas necessidades, mas sem perder nossa essência.

Durante muitos anos, resistimos e lutamos contra invasores que buscaram explorar nosso território em busca de borracha, madeira e petróleo. Defendemos nossa terra com nossas armas de guerra, as bordunas, que os não-indígenas chamam de “cacetes”. Foi por isso que ficamos conhecidos por eles como os “caceteiros” do Vale do Javari. Mas para nós, somos Nukmi (nós), em oposição a outros indígenas e aos não-indígenas, que chamamos de latkute.

Dentro do nosso povo, também existem distinções internas. Alguns de nós se autoidentificam como Xiavo, enquanto outros se reconhecem como Txikitxoevo.

A grande maioria daqueles que vivem hoje no rio Ituí se identifica como descendentes dos Xiavo. Essas diferenças fazem parte da nossa riqueza cultural e da nossa identidade coletiva.

Atualmente, temos cinco aldeias: Acampamento no Coari, Sentele Maë, Tankala Maë, Tapalaya e Vuku Maë. Entre nós, lideranças como Maya Korubo e Makwëx Korubo representam a força e a determinação do nosso povo em continuar a proteger nossa terra, nossa cultura e nossa maneira de viver.

Somos os Korubo, somos Nukmi, e seguimos em nossa jornada de resistência, cuidando da nossa floresta, das nossas tradições e do nosso futuro, garantindo que nossa história seja contada por nós mesmos.

Pular para o conteúdo